Home
Sobre o blog
Quem sou eu
Colaboradores
Vídeos
Filmes
Músicas
Livros
Entrevistas
Anuncie
Contato
Amora não é framboesa
EDUCAÇÃO / SECULAR
Dino mundo
Escrito por: Ana Karina em 31 de Maio de 2016

Dino mundo

Estevão está na fase dos dinossauros.
E consequentemente, eu também. Já sei o nome de várias espécies e suas respectivas características. Para aproveitar esse momento tão gostoso, decidi hoje fazer uma surpresa e montar uma caixa que apelidei de “Dino Mundo”; a fim de representar essa Era tão magnífica.
Depois de montar a caixa, coloquei seis dinossauros dentro de ovinhos para que eles ‘quebrassem’. É... A pedagogia não sai de mim...
O que me deixa muito feliz, é rever o vídeo uma dezena de vezes dos olhinhos brilhando ao se deparar com a caixa surpresa e soltar várias exclamações de felicidade... É estar perto nas pequenas coisas (pra nós), mas que significam tanto pra eles!
Contribuir para diminuir o consumismo desenfreado, com brinquedos e brincadeiras realmente significativas. E receber vários incentivos no instagram e das amigas de perto é muito gratificante! Gosto de contribuir um pouquinho para o desenvolvimento das crianças na fase mais marcante, que é a educação infantil!
 
“Daqui a cem anos, não importará o tipo de carro que dirigi, o tipo de casa em que morei, quanto tinha depositado no banco, nem que roupas vesti. Mas o mundo pode ser um pouco melhor porque eu fui importante na vida de uma criança.” (Autor desconhecido)
 
Receita do 'ovo'
- 4 xícaras de areia
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 1 xícara de água
- 1/2 xícara de sal
- Miniaturas de dinossauros de plástico (lojas de 1,99, papelarias).
 
Misturei tudo até formar uma massa homogênea. É facilmente modelável e não gruda nas mãos. Molde os ovos com as mãos. Leve ao forno alto pré-aquecido numa assadeira até ficarem duros (cerca de 10 minutos). A parte externa vai ficar bem durinha, e por dentro ele fica um pouco mole. Depois de frios, coloque numa cesta com palha.
 
Durante a semana separei algumas atividades para explorar mais o tema.
 
- CLASSIFICAR DINOSSAUROS
 
Cartões com as imagens dos dinossauros e seus nomes. E depois associaremos as miniaturas que eles encontraram aos cartões
 
- CONSTRUIR FÓSSEIS
 
Com textos curtos e objetivos sobre dinossauros, vou imprimir um molde com um esqueleto e depois ele vai colar macarrão (tipo penne).
 
- TRABALHANDO COM ARGILA
Com argila e dinossauros plásticos podemos fazer fósseis. É uma atividade sensorial. Depois deixe secar ao sol.
 
FICA A DICA:
Peguei muitas ideias com a Luciana Teixeira, do blog: Estimulando meus filhos. Ela postou atividades bem legais e algo bem interessante sobre o assunto:
 
“Depois de uma pesquisa sobre o tema - que infelizmente não pôde ser muito profunda, mas foi bastante intensa - elaborei um arquivo de power point com os principais tópicos a serem mencionados em nossa oficina. Eles compreendem o que a Bíblia fala a respeito desses animais. O ponto-chave da versão criacionista, é que Deus criou os dinossauros e eles conviveram com o homem por um longo tempo: algo impensável para qualquer cientista cético. Há supostas provas históricas, antropológicas e arqueológicas dessa hipótese, mas preferi não citá-las neste material por serem muito controvertidas. Se você tiver interesse em pesquisar sobre o assunto, basta digitar "dinossauros criacionismo" no google e vai achar muito material, em inglês e português, contra e a favor. Mas procure filtrar bem o que vai ler. Primeiramente avalie o currículo e a respeitabilidade das pessoas que estão dando sua opinião. Desconfie daqueles que não citam fontes, apenas fotos, argumentam com opinião ao invés de dados. É bom dar-se o trabalho de ver também a explicação evolucionista para algumas suposições criacionistas, isso permite que você faça um julgamento imparcial, não apenas motivado por algo que parece ser "fantástico". Mesmo com esse filtro você vai encontrar muitas coisas interessantes, especialmente quanto a maneira como os dinossauros podem ter sido extintos”.
Compartilhe
Enviar para o endereço de email
Seu nome
Seu endereço de email
Digite o código
código captcha
Comente aqui
0
Ana Karina

Ana Karina D’Ambrosio Paganini
Diretora executiva do Blog Amora não é framboesa

Graduação: Pedagoga - UFES/ 2001
Pós-Graduação: Supervisora escolar - UCAM/ 2002
Especialização: Corretora de Seguros -Todos os ramos / SUSEP 2015
Home
Sobre o blog
Quem sou eu
Colaboradores
Contato
AMORA NAO É FRAMBOESA - COPYRIGHT C 2015 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS