Home
Sobre o blog
Quem sou eu
Colaboradores
Vídeos
Filmes
Músicas
Livros
Entrevistas
Anuncie
Contato
Amora não é framboesa
EDUCAÇÃO / SECULAR
Inglês Definitivo
Escrito por: Ana Karina em 11 de Julho de 2016
Com o fenômeno da globalização mundial,  tornou-se indispensável a necessidade de adquirir um segundo idioma, a fim de ter uma boa comunicação com o mundo. Dominar uma língua estrangeira tornou sinônimo de sobrevivência e integração global, e significa crescimento, desenvolvimento e, acima de tudo, melhores condições de acompanhar as rápidas mudanças que vêm ocorrendo nesse novo e tecnológico século.
O aprendizado dela abre as portas para o desenvolvimento pessoal, profissional e cultural. Isso porque, com o cérebro em pleno desenvolvimento, a construção de novas habilidades se torna muito mais fácil.
 
As crianças têm maior facilidade no aprendizado. Uma pesquisa da University College, de Londres, ao avaliar o cérebro de 105 pessoas, constatou que aquelas que cursaram inglês entre 05 e 10 anos de idade fizeram mais conexões cerebrais, tiveram aumento da massa encefálica e, portanto, adquiriram mais chances de serem fluentes na língua. Vemos então que, tanto do ponto de vista auditivo e fonatório quanto do ponto de vista neurológico, é mais fácil aprender inglês na infância.
 
Benefícios para o aprendizado de um segundo idioma!

1. Aprender uma nova língua Turbina a capacidade cerebral

A revista Annals of Neurology fez um teste de inteligência com um grupo de nativos em inglês e aos 70 anos repetiu o teste. Pessoas que falavam duas ou mais línguas tiveram maior desempenho m habilidades cognitivas (percepção, memória, raciocínio e imaginação). 

De acordo com um estudo conduzido em 2012, o bilinguismo atrasa a doença de Alzheimer em até cinco anos nas pessoas mais suscetíveis. 

2. Aumenta a cultura

É possível ter acesso a livros sobre a história do país, sua cultura, músicas, séries, filmes e programas de tv e, claro, pessoas interessantes que nunca poderiam ter contato com você, pois não sabem falar outro idioma.

3. Mais conexões no cérebro

Ao receber novas informações, nosso cérebro faz mais conexões entre os neurônios, o que aumenta nossa inteligência e faz com seja ampliada a capacidade de raciocínio, imaginação, pensamento crítico etc

4. Memória ampliada

Mais informações no seu cérebro significam mais conexões e consequentemente maior facilidade em aprender novas informações. Nosso cérebro adora aprender e está em processo constante de aprendizagem.

5. Você será mais valorizado

Não só no mercado de trabalho, mas em todos os aspectos da sua vida. Sua capacidade de aprender coisas novas será muito melhor e quanto mais uma pessoa sabe, mais valorizada ela se torna, porque vivemos em um mundo que é preciso ter muito conhecimento para poder lidar com todas as adversidades e desafios que possam surgir. Quando dominamos um novo idioma nos tornamos mais confiantes em nossas capacidades e pré-dispostos a aprender coisas novas. Nos tornamos mais felizes e determinados a vencer novos desafios.

6. Pessoas que falam duas línguas podem mudar de uma tarefa para outra com mais facilidade, como mostra estudo publicado em 2013. Elas tendem a apresentar mais flexibilidade cognitiva e acreditarem que é mais fácil se adaptar a circunstâncias inesperadas.

O aumento das funções cognitivas, como aumento de atenção e capacidade de multitarefas, se apresenta em pessoas bilíngues por conta da capacidade de manter duas línguas ativadas ao mesmo tempo, além da monitoração contínua de qual delas é mais adequada para o momento. Segundo estudo de 1999, a mudança confere benefícios mentais.

7. Viajar, estudar, conhecer pessoas novas

Conhecer novos países é excelente para que aumentemos nossa visão de mundo. Já imaginou também poder ficar um pouco mais de tempo fazendo um curso de graduação? Quem domina uma língua tem essa possibilidade, ainda mais agora que muitos países estão de olho no Brasil e facilitando a entrada de brasileiros que querem estudar. Além de poder treinar o idioma, você aprenderá algo novo e poderá fazer novas amizades ao vivo.

Mas nunca é tarde para se aprender um segundo idioma. Apesar da melhor fase da vida para se aprender inglês ser na infância, é possível obter fluência na fase adulta também. 
 
Para adultos e adolescentes, podemos ressaltar os seguintes benefícios: elevação da autoestima, promoção no trabalho, comunicação em outros países, compreensão de manuais, livros, revistas internacionais (que também são usados no Brasil hoje em dia), além da expansão da mente para um universo multilíngue e multicultural. Aliás, a questão cultural é um dos aspectos mais interessantes da aquisição de outros idiomas, pois interfere diretamente no aprendizado da língua.
 
Compartilhe
Enviar para o endereço de email
Seu nome
Seu endereço de email
Digite o código
código captcha
Comente aqui
0
Ana Karina

Ana Karina D’Ambrosio Paganini
Diretora executiva do Blog Amora não é framboesa

Graduação: Pedagoga - UFES/ 2001
Pós-Graduação: Supervisora escolar - UCAM/ 2002
Especialização: Corretora de Seguros -Todos os ramos / SUSEP 2015
Home
Sobre o blog
Quem sou eu
Colaboradores
Contato
AMORA NAO É FRAMBOESA - COPYRIGHT C 2015 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS