Home
Sobre o blog
Quem sou eu
Colaboradores
Vídeos
Filmes
Músicas
Livros
Entrevistas
Anuncie
Contato
Amora não é framboesa
NUTRIÇÃO
Como congelar alimentos corretamente?
Escrito por: Andrea A. Mansur Niemz em 10 de Agosto de 2017

Sabe-se que a conservação do alimento em si é um conjunto de métodos que têm como objetivo aumentar a vida útil de alimentos através de técnicas que evitam alterações microbianas, enzimáticas, químicas e físicas, mantendo seus nutrientes e seu,aroma, sabor e textura.

O branqueamento é uma técnica que permite armazenar alimentos por até três meses congelados, ela utiliza o choque térmico como fator principal, empregada para conservar algumas frutas, hortaliças e legumes, além de preservar o valor nutricional e prolongar o tempo de vida do alimento.

Essa é uma técnica adequada para ser utilizada com frutas e vegetais mais consistentes, caso o alimento tenha uma consistência mais macia, é necessário que o branqueamento seja realizado por um período menor de tempo, do contrário, se desmancham facilmente. Exemplos de alimentos para a utilização do branqueamento: maçã, pêra, berinjela, beterraba, cenoura, milho verde, vagem, batata, ervilha, pimentão, brócolis, couve-flor, repolho, couve, chicória e espinafre.

Conheça a seguir a técnica de branqueamento de frutas e hortaliças:

A técnica consiste em lavar bem as frutas e hortaliças, cortar em pedaços pequenos e não muito grossos. Em seguida mergulhar o vegetal em uma panela com água fervente. Esperar que a água voltea ferver ( deixar ferver por 2 a 3 minutos, dependendo do alimento), retirar da água fervente e proceder imediatamente o resfriamento em uma vasilha com água gelada e gelo, por 2 minutos, ou até estar totalmente gelado. Logo após deve-se retirar o alimento do gelo, escorrer a água e colocar em pequenas quantidades em saquinhos apropriados culinários, removendo todo excesso de ar. Importante adicionar uma etiqueta indicando a data dessa etapa antes de congelar.

A maior preocupação em relação ao congelamento é a perda de nutrientes. No entanto, realizando o processo de forma correta, o alimento tem cor, sabor, textura e nutrientes preservados, apenas uma pequena parte de algumas vitaminas e minerais são perdidos.

Para descongelar

Descongelar alimentos é tarefa bem mais delicada do que parece. Se não o fizermos da maneira correta, podemos aumentar as chances de ocasionar infecção alimentar, por isso não descongele alimentos na temperatura ambiente, para descongelar utilize a geladeira (a 4°C) e dependendo do alimento pode ir direto para cocção e ir descongelando em fogo baixo.

Compartilhe
Enviar para o endereço de email
Seu nome
Seu endereço de email
Digite o código
código captcha
Comente aqui
0
Andrea A. Mansur Niemz
Nutricionista e Personal diet
andreamansurniemz@gmail.com
(44) 9882-6082
Home
Sobre o blog
Quem sou eu
Colaboradores
Contato
AMORA NAO É FRAMBOESA - COPYRIGHT C 2015 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS